quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como fazer a introdução de jogos de bola para uma criança



http://www.ideiajovem.com/wp-content/uploads/2011/11/jogos-com-bola-para-crian%C3%A7as.jpg
Ter uma velocidade de reação, coordenação e um mínimo de domínio com uma bola é fundamental para o aprendizado de qualquer jogo com bola. Como a bola é um material externo ao corpo, quanto maior a familiaridade com ela, melhor será o "desempenho" do aluno nessa nova etapa. 

Para isso, esse exercício simples, que está descrito abaixo, é importante para a iniciação de jogos com bola. 

Objetivo: Aprimorar a habilidade de passar a bola com precisão e rapidez, sem deixá-la cair no chão. 

Desenvolvimento: Peça que as crianças dividam-se em duas equipes. Fique atento para que todos sejam escolhidos e os times tenham um certo equilíbrio (nível de habilidade, idade, menino e meninas, etc.) Caso perceba que uma equipe está muito mais forte, sugira uma reorganização dos alunos. A equipe que iniciar a rodada deve começar uma troca de 10 passes sem que os demais roubem a bola. A equipe que conseguir completar a sequência marca um ponto e o jogo é finalizado quando uma das equipes completar cinco pontos. Fique atento a aspectos como nível de participação, principais dificuldades encontradas e capacidade de compreensão das regras. Em alguns momentos é interessante organizar uma roda de conversa para que os alunos possam falar a respeito das dúvidas, dificuldades e conquistas. Quando perceber que as crianças dominam o jogo, sugira novos desafios: jogar com duas bolas, em três equipes, diminuir ou aumentar o número de passes, utilizar bolas de diferentes tamanhos e pesos, diminuir o tamanho do campo etc. 

Material necessário: Espaço para a prática da atividade (pátio, quadra de grama ou areia). 

Avaliação: Observe se as crianças estão melhorando a precisão do passe. Bons indicadores desta capacidade são visíveis quando a bola demora mais para cair no chão, quando os passes são realizados a distâncias maiores e o tempo gasto para completar a partida diminui.
Via: Notícias da Educação Física